This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

therealpiratasguanabara


Pad para organização de ideias para os próximos tempos aka Projeto THE REAL PIRATAS GUANABARA

(a ordem não é de prioridades)



Estrutura Burocratica:

1) Espaço físico para o coletivo: uma sede que seja um espaço colaborativo, com atividades constantes, reuniões, conversa, Magic: The Gathering, orgias, projetos. 

2) Assembleia Estadual para eleger novo Diretório: porque nós temos algum respeito pelas burocracias da vida partidária, temos de eleger em breve novo Diretório nos mesmos moldes do que foi feito na Assembleia de fundação. Nomes associados a cargos no papel e compartilhamento de funções na vida real. Sugestão: esperar outubro (outubro?) quando Tinoco estará no Rio. 

3) Arrecadação de Fundos: vender todas as camisetas restantes para termos mais grana pro IUF. Com uma vaquinha, podemos fazer camisetas de melhor qualidade sendo as pessoas reembolsadas posteriormente. Todos os bottons já foram vendidos. Adesivos ficaram sob responsabilidade de nosso temido capitão Caleb, o Breve. 

4) Transparência financeira: estamos no aguardo do novo portal de transparência desenvolvido por Iuri e Marcos Aurélio. Podemos ter algo pro coletivo por enquanto. Os comprovantes que temos estão guardados neste tópico do Loomio: https://www.loomio.org/d/AzC6FkDN/portal-de-transparencia

5) Consolidar estrutura e canais de comunicação: Qual é (será) o padrão do RJ? Voz: Mumble? / Ping: Telegram? / Repositório de textos: wiki? / Encontros físicos: Algum lugar padrão? -- podemos encontrar um lugar padrão ao menos para as reuniões que demandarem transmissão online. 

6) Rede de ativação: Quantas pessoas conseguimos ativar para executar projetos? Voluntários - Membros - Diplomacia - Outros coletivos. Qual o quadro atual de suporte/antagonismo? 


Projetos e Ativismo

1) Organização da Frente Unificada Contra o Estado Terrorista (eu queria muito usar esse nome em algum lugar - não tem nada definido ainda, gente). Justificativa: porque tá cada vez mais delicinha. Isso já está sendo encaminhado com a busca de contatos para levar adiante a ideia. Também está sendo elaborada uma carta. 

2) Organização da Frente em Defesa dos Camelôs e da Pirataria: já houve uma conversa com Lu Ornellas e Célio, atualmente ativistas dos Círculos, sobre a possibilidade de um evento em conjunto com o coletivo pirata do Rio + pessoas do movimento dos camelôs. Fornecer suporte aos camelôs e visibilizar ao máximo a repressão que sofrem e a luta que travam diariamente contra o Município. Enterrar de vez a ideia de que o que camelôs fazem não é exatamente a Pirataria que os Partidos Pirata devem defender. Lançar um manifesto.

3) Ações na rua: projetar COISAS, entregar panfletos, COLETA DE ASSINATURAS. Precisamos arrumar uma tenda para certas coisas, principalmente para coleta em espaços abertos e públicos. O pessoal de RS fez um panfleto pra distribuir no FISL com o item 19.1. “Mais pirata do que partido” do nosso programa (http://partidopirata.org/documentos/programa/). Podemos pedir o que eles fizeram. Esse é bom pra fazer entre ativistas e universidades.

4) Palestras e Oficinas: temas relacionados ao programa do partido (leiam o programa) e às suas cláusulas pétreas. Clássicos como "Oficina de criptografia" e palestras sobre segurança digital. É tranquilo reservar sala no prédio do IFCS pra isso. Podemos fazer em praças também. 

5) CinePirata: retomar o CinePirata, exibições de filmes ou documentários relacionados às causas do Partido seguidas de rodas de conversa e debate. 

6) Coletivos Municipais: SOON (em 2056).

7) DIY Book Scanning: dar início a algo parecido com isto: http://www.diybookscanner.org/

8) Xerox Popular: xerox para quem precisa de xerox. Um lugar para colocar uma máquina seria o Alojamento Universitário da UFRJ.