This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

smd2-2016 ACH3707 - Seminários de Políticas Públicas Setoriais 2 - Multiculturalismo e Direitos ("SMD 2")  (veja o programa mais abaixo)


Programa

Prof. Jorge Machado (machado@usp.br)
Monitores: Carlos Henrique (carlos.henrique.ferreira@usp.br), Lyvia (lyviaamado@gmail.com), Leticia (leticia.cardoso@gestaopublica.etc.br)
Monitor (bolsista PAE): Bia (biamichelle@usp.br)
Local: sala 222
 
O objetivo dessa disciplina é aprofundar os ensinamentos e conteúdos oferecidos na disciplina SMD, através da aquisição prática de conhecimentos adquiridos através de uma imersão na cultura do povo originário Guarani. O programa constitui de:
Além dos encontros com aulas expositivas e debates, a disciplina usará a metodologia Resolução de Problemas.
 
Calendário dos encontros
09 de agosto - primeiro encontro
Apresentação do programa

Referências:
Direitos constitucionais dos índios (Sumário): http://pib.socioambiental.org/pt/c/direitos/constituicoes/introducao
Constituição da República Federativa do brasil: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Estatuto do Índio (1973): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6001.htm
Livro produzido pelas alunas e alunos no ano passado: Resistência Guarani: Uma Vivência na Aldeia Rio Silveiras.  http://goo.gl/yx2bVH

Divisão de grupos para tarefas: 

Doações: Alimentos,livros, brinquedos, galões de água, ferramentas – principalmente de construções, cadernos, material escolar.

Técnicas que traremos da Tribo:


23  de agosto
Relativismo Cultural - qual cultura está no centro?
 
Literatura complementar:
 

* Apresentação da logistica
** Discussao dos grupos sobre atividades
Doações aceitas: alimentos, roupas, livros, brinquedos, galões de água, ferramentas, cadernos e material escolar

Para ver em casa:


30 de agosto 

AVISO: Como as aulas de preparação são fundamentais para o trabalho de campo, @s alun@s que tiverem duas faltas injustificadas (segundo as normas da universidade) nos encontros de preparação não poderão acompanhar o grupo na viagem - não obtendo inclusive nota de participação. Por consequência disto, não haverá qualquer possibilidade de aprovação daqueles que se encontrarem em tal situação. Nesse sentido, para evitar qualquer inconveniente, recordo que a data limite de trancamento é 20/09. Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos, seja por e-mail ou pessoalmente. (Prof. Jorge)

O problema político - direitos para quem?
Política Indigenista no Brasil. Portal Povos Indígenas do Brasil, ISA - Ver todos links do menu à direita da página http://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/o-que-e-politica-indigenista/na-atualidade
PEC 215/2000 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=14562
Avaliação da PEC 215 pelo ISA http://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/nsa/arquivos/isa_relatoriopec215-set2015.pdf
 
 
Livro produzido pelas alunas e alunos no ano passado: Resistência Guarani: Uma Vivência na Aldeia Rio Silveiras. https://drive.google.com/file/d/0B7GMd_2rvziEMnpIMkV2NXFEWUE/view?usp=sharing
  

24 e 25 de setembro
Bate-papo com liderança indígena - Visita à Aldeia Tenondé Porã (Pico do Jaraguá)
Visitas no sábado (com professores e monitores) e domingo (com monitores e grupo de extensão).

Em ambos dias o encontro será na Lapa (de cima) as 13:00PM,  com a saída planejada para as 13:15h. O ponto de encontro será nas  CATRACAS de saída do Terminal Lapa. No terminal só existem duas saídas,  uma é no sentido do Shopping da Lapa e a outra é no sentido da Estação  de Trem. O encontro será na saída no SENTIDO da Estação de Trem da Lapa.  O terminal é relativamente pequeno e possui banheiros, água, bancos e  sombra, facilitando a espera de todxs.

O ônibus é a linha “8622-42 / Sol Nascente”, cujo ponto de partida está na calçada da Frente do Mercadão da Lapa. 

A  Aldeia esta localizada na “Estrada Turística do Jaraguá; na altura do  Nº 3650”. Nesse link pode-se conferir a rota do ônibus até o local: https://goo.gl/maps/v3pzYD7d1KK2 .

04 de outubro - 
ENCONTRO para preparação da viagem
 
18 de outubro - 
ENCONTRO para preparação da viagem

Planejamento. Organização dos custos.
Método observação participante https://pad.okfn.org/p/obsevacaoparticipante

28/10 - 31 /10 - Viagem à aldeia guarani 
programas  e atividades a serem definidos
 
22 de Novembro
Encaminhamentos finais e avaliação 

Primeia metade: discussão entre os grupos das atividades propostas na aldeia. 
Segunda metade da aula:  socialização para compartilharmos as discussões no âmbito do grupo. 
Espera que cada grupo tenha um relatório pronto até o dia 04/12, assim como cada particante construa uma narrativa com suas impressões pessoais.

Sugestão inspiradora de leitura:
Pierre Clastres "A sociedade contra o Estado" (1973).  https://we.riseup.net/assets/71282/clastres-a-sociedade-contra-o-estado.pdf

Entrega dos relatórios dos grupos e individuais: até 04/12/2016

Instruções: 
    A inserção dos relatórios e relatos individuais será no projeto Wikinativa (https://pt.wikiversity.org/wiki/Wikinativa, no item "Vivências" ou diretamente neste link https://pt.wikiversity.org/wiki/Wikinativa/Viv%C3%AAncia_na_aldeia_Guarani_Rio_Silveiras_2016 )
    Observem com atenção as instruções de edição.
    O download de imagens e outros arquivos é feito através do link "carregar ficheiro", no menu à esquerda. Só postem fotos de crianças se elas não estiveram em primeiro plano na imagem.
    A referência de tamanho para relatório é o do equivalente a 3-5 páginas A4 (excluindo fotos), as narrativas individuais podem ser menores.
    
================================================================
msg enviada no dia 17 de novembro.

Prezadxs alunxs,
Escrevo para lembrá-los sobre nosso último encontro que será na terça (22/11). 

Na primeira metade faremos as discussões nos grupos das atividades  propostas na aldeia. Peço que tenham em mente algumas questões discutidas no curso (incluindo os textos) relacionadas à dicotomia relativismo cultural x etnocentrismo (aula 23/08), questões políticas e de direitos dos povos indígenas (aulas do dia 9 e 30/08), pois elas dialogam com a vivência. Reforço a importãncia de recuperarem as notas com as observações de cada um de vocês, assim como as anotações gerais do grupo (solicitadas na mensagem anterior).

É importante que sejam pontuais, pois na segunda metade da aula, haverá um momento de  socialização para compartilharmos as discussões feitas no âmbito do grupo feitas na primeira metade. 

Com relação ao resultado coletivo. Criei uma sessão para a inserção dos relatórios e relatos individuais na Wikinativa (https://pt.wikiversity.org/wiki/Wikinativa ver item "Vivências" ou diretamente neste link https://pt.wikiversity.org/wiki/Wikinativa/Viv%C3%AAncia_na_aldeia_Guarani_Rio_Silveiras_2016 . Darei instruções mais detalhadas em sala de aula.

Por fim, como nos encontros anteriores, sugiro que levem algo saudável para compartilhar.

Fico à disposição,
Abraços e até terça,https://pad.okfn.org/p/smd2-2016
Jorge

PS: Para refletirem, deixo o link com texto  claśssico e provocador da antropologia política, de autoria de Pierre Clastres "A sociedade contra o Estado", que é um https://we.riseup.net/assets/71282/clastres-a-sociedade-contra-o-estado.pdf
=======================================================

Bibliografia complementar

Ferreira, Carlos H; Machado, Jorge (Organizadores) Resistência Guarani: Uma Vivência na Aldeia Rio Silveiras. Tendenz: São Paulo, 2016.  https://drive.google.com/file/d/0B7GMd_2rvziEMnpIMkV2NXFEWUE/view?usp=sharing
LIMA, M. S. Lacerda;  SOUZA Estella Libardi. Religião e Cosmologia: fundamentos do Direito Guarani http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_ trabalho/trabalhos/GT%2012/maria%20do%20socorro%20lacerda%20lima.pdf
MACHADO, Jorge. Reflexões sobre o Tempo Social.  Revista Temática Kairós Gerontologia,15 (6). http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/viewFile/17284/12822
SOUSA SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de (org.). Reconectar para libertar. Os caminhos do cosmopolismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 18.
TAYLOR, C. "A  política de reconhecimento" in TAYLOR, C. (org) Multiculturalismo. São Paulo: Loyola, 1998, pp. 244-251
WOODWARD, Kathryn. "Identidade e diferença: uma  introdução teórica e conceitual". In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, pp.7-25.
Cosmologia Guarani. Um discurso próprio e intransferível http://www.nossofuturoroubado.com.br/arquivos/dezembro_10/4.html
 
Videos diversos
Sobre o deputado Mário Juruna http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/globo-reporter-juruna-1984/2797711/
Aldeia Guarani Silveira https://www.youtube.com/watch?v=PjwakQXFXb 
=================================================
Anotaçoes da Turma   (*de 2015 -REVER*)

Orientaçõespara os próximos encontros:
 
Durante o encontro foi constatado a necessidade dese criarem alguns grupos que iram possuir objetivos específicos:
 Grupo dos Livros – arrecadação, divulgação, seleção e organização.
Grupo dos Brinquedos - arrecadação, divulgação, seleção eorganização.
Grupo da Alimentação - levantamento e organização dasrefeições planejadas. Arrecadação de alimentos para a aldeia como doação.
    
Toda a turma ajudará em todos os grupos, entretanto os mesmos precisam de algumas pessoas à frente para um melhor desenvolvimento das ações planejadas.
 
Monitor: Peço que verifiquem suas afinidades com as ações planejadas e entrem em algum grupo para começarmos com o necessário.
 Até o próximo encontro devemos continuar meditando sobre qual tipo de ações e benefícios poderemos oferecer para a comunidade Guarani; Levando em conta os Conhecimentos e Habilidades de cada um, assim como as Qualidades e até os Dons que cada pessoa do grupo pode oferecer.
 
================================================

Rascunho da programação e duvidas para a viagem  (Rever)
Programação por grupos:

 - 28/10/2016
09:00 - encontro na EACH
10:00 - Saída do ônibus da EACH
13:00 - Chegada na aldeia + Montagem das Barracas
14:30 às 15:30 - Lanche + Descanso
15:30 às17:30 - BRINCADEIRAS E LAZER
17:30 às 18:30 - Banho + Preparativos para a REZA
18:30 às 20:30 - Programa Cultural - REZA
20:30 - REFEIÇÃO
21:00 - Programa Cultural /// Palmito na Fogueira + Bate Papo com o Pajé + Massagem Coletiva
23:00 - Pesca Noturna - Somente uma Parte do Grupo

Sábado - 29/10/2016
07:00 - Café da Manhã
08:00 - Programa dos indios - Pintura Corporal
10:00 às 15:00 - Programa dos Intercultural /// Caminhada na Mata + Atividades dos Grupos (Quais?)
Agroecologia e Bioconstrução
15:00 às 15:45 - Almoço + Descanso
15:45 às 17:45 - BATERIA ESPORTIVA
17:45 às 18:30 - Banho + Preparativos para a REZA
18:30 às 21:00 - Programa Cultural - REZA
21:00 - Programa Cultural /// Palmito na Fogueira + Bate Papo com o Pajé + Massagem Coletiva
23:00 - Pesca Noturna - Somente uma Parte do Grupo

Domingo - 30/10/2016
07:00 - Café da Manhã
08:00 às 09:00 - Treino/Torneio de Arco e Flecha
10:00 às 12:00 - Programa dos indios - Futebol, etc...
12:00 às 14:00 - 
14:00 às 15:00 - Almoço
15:00 às 17:30 - ESPAÇO VAGO - Ofinicas/atividades dos grupos (quais?)
17:30 às 18:30 - Banho + Preparativos para a REZA
18:30 às 21:00 - Programa Cultural - REZA
21:00 - Programa Cultural /// Palmito na Fogueira + Bate Papo com o Pajé + Massagem Coletiva

Segunda - 31/10/2016
07:00 - Café da Manhã
08:00 - Desmonstar Acampamento
09:00 - Despedida / Encerramento
10:00 - Saída do Ônibus
12:30 - Chegada na EACH


Rota
https://www.google.com.br/maps/dir/Usp+Leste+-+av+arlindo+bettio+1000+ermelino+matarazzo+sp+03828+000,+Universidade+de+S%C3%A3o+Paulo+-+Escola+de+Artes,+Ci%C3%AAncias+e+Humanidades+-+Av.+Arlindo+B%C3%A9ttio,+1000+-+Ermelino+Matarazzo,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+03828-000/Av.+Tupi+Guarani,+1000+-+Praia+da+Borac%C3%A9ia,+S%C3%A3o+Sebasti%C3%A3o+-+SP,+11600-000/@-23.6187097,-46.3022073,11z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x94ce6013230332ed:0xe6333ff456f25851!2m2!1d-46.5037413!2d-23.4828355!1m5!1m1!1s0x94cd8ead9c80601f:0xb9067f5b4a96d006!2m2!1d-45.8193594!2d-23.7522368!3e0
link curto: http://migre.me/vmfJI

PLANILHA DE ALUNXS E GRUPOS

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1L7A6Hj1JaNe3oCJiIrSA0dS6op5MLRigg0i6SMvon_Y/edit?usp=sharing