This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

reforma-politica-pirata
Relatório  da Reunião Inaugural  20/10/2015

A primeira reunião teve como objetivo principal reunir pessoas interessadas na discussão do tema "reforma política pirata" e organizar um calendário de discussões sobre o tema.
Sendo o assunto 'reforma política' um tema de considerável complexidade, existe a necessidade de estabelecer um formato de encontros periódicos com temas específicos sobre o assunto principal.
Dentro do tema de discussão 'reforma política' podemos elencar diverso assuntos específicos que fazem parte da reforma política, como por exemplo:

Democracia direta;
Sistemas Eleitorais (majoritário, proporcional, misto)
Financiamento eleitoral e partidário;
Coligações;
Voto obrigatório ou facultativo;
Fidelidade partidária;
Reeleição;
Candidatura avulsa;
Recall;
Liquid Feedback/democracia líquida;
Resstruturação e redistribuição do poder de decisão política em favor da população;
inovações tecnológicas e participação política;
Ideologia partidária vs fisiologismo;
Fim da reeleição parlamentar;
Federalismo e pacto federativo;
Assembleia Nacional Constituinte;
Municipalismo e Políticas locais
Etc.

Durante a conversa que durou em torno de duas horas, algumas dificuldades foram elencadas a respeito da reforma política:

Como o projeto de reforma política pode ser apreciado e aprovado pelo Congresso Nacional, independentemente de seus méritos ou deméritos? 
Sabendo-se que os políticos que hoje ocupam os espaços decisórios são avessos a qualquer tentativa de diminuir seus poderes de tomada de decisão, qual seria a possibilidade de um projeto 
que tem como mote principal diminuir o poder dos político em favor dos eleitores? Tal projeto poderia ser apreciado e eventualmente aprovado, parcial ou totalmente?

Além dessa questão básica, outras dificuldades se apresentam, tais como a organização das idéias para a organização de uma proposta de reforma.
Aventada a possibilidade de subscrever propostas de reforma política já existentes, desde que possam conter itens considerados essenciais para o Partido Pirata e que não esteja em desacordo com os Princípios do Partido de maior participação popular, transparência e desconcentração do poder político;

De qualquer maneira, a necessidade de estudo dos temas da reforma política é necessário, mesmo para apreciação, avaliação e sugestões de modificação de propostas já existentes.

Acordado entre os participantes a data da primeira reunião específica para discussão de um dos temas da reforma política, em 26/10/2015 as 22:00hs no canal Pirata do Mumble.
Enfatizada a necessidade de se estudar o tema "democracia direta/liquida/outras" para melhor aproveitamento das discussões.

Alguns links com textos sobre o tema de reforma política e democracia direta compartilhados no Loomio e Telegram.

https://www.loomio.org/d/fEHhKuBU/reforma-politica


http://www.iftm.edu.br/uberaba/extensao/formularios/roteiro_basico_elaboracao_projetos.doc

link texto da OAB falando sobre REFORMA POLITICA
http://www.oab.org.br/publicacoes/download?LivroId=0000000406

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782014000100011

http://www.swissinfo.ch/democraciadireta/ponto-de-vista_-a-democracia-direta-n%C3%A3o-%C3%A9-pratic%C3%A1vel-em-sociedades-modernas-/41607882

http://www.abdconst.com.br/revista7/mecanismosJoao.pdf



Relatório da Primeira Reunião de Discussão da Reforma Política - DEMOCRACIA DIRETA 26/10/2015

Áudio da reunião e PDF do chat mumble:

https://archive.org/details/ReuniaoRefPolitica26OutubroOutputStereoOut


Organização política da sociedade.

Como organizar a tomada de decisões de interesse coletivo? 
A política pode ser exercida por todos os cidadãos de maneira direta?

Como organizar a tomada de decisões políticas, a mediação de conflitos, a conciliação de interesses?

A DEMOCRACIA DIRETA é uma idéia de organização política onde todos os indivíduos ou cidadãos decidem diretamente sobre as questões políticas de sua comunidade. 

Como seria possível organizar a representação política direta em uma comunidade? 

Mesmo em cidades pequenas, existem dificuldades consideráveis ao exercício da democracia direta para a tomada de decisões políticas:


Partindo da situação idealizada de DEMOCRACIA DIRETA, onde todos podem participar, opinar e votar, sobre todos os assuntos políticos da comunidade, passando pelas dificuldade de implementação, de participação e qualidade das decisões, pretendemos  buscar uma situação pragmática ou de implementação possível e funcional de ampliação da participação política dos cidadãos. 

Assim, a REFORMA da organização política, assumindo a necessidade de uma representação política indireta, ou a existência de uma instância deliberativa através de representantes políticos dos cidadãos. A necessidade do ESTADO para a organização da sociedade ou a necessidade de abolir o ESTADO para reorganizar politicamente a sociedade.

A partir daqui, precisamos buscar alternativas viáveis de representação política, de ampliação da participação democrática popular, de redistribuição ou desconcentração do poder de decisão em favor da comunidade e em desfavor dos representantes políticos.

DEMOCRACIA LÍQUIDA - representantes escolhidos para deliberar sobre temas específicos. Uma pessoa pode receber dos cidadãos a delegação dos votos para decidir sobre temas específicos, em que as pessoas delegam a decisão a uma pessoa em quem confiam para decidir sobre assuntos específicos. Assim, não se elege um representante para decidir por nós sobre todo e qualquer assunto, pois um delegado ou representante político não é capaz de tomar as melhores decisões em todos os assuntos (economia, infra-estrutura, saúde, educação, etc.) 
Com a democracia líquida, precisamos escolher representantes específicos para cada área específica da organização política da comunidade. Teríamos que buscar representantes específicos para a educação, para a saúde, para os transportes, para a energia, para a segurança. Seria algo como eleger Secretários de Estado ou Ministros ao invés de eleger um prefeito ou governador ou até mesmo um Presidente, que escolheria ele mesmo tais secretários.
O Tema DEMOCRACIA LÍQUIDA será melhor desenvolvido em reunião específica.

A democracia direta pode ser abordada da maneira como ela é efetivamente aplicada em muitos países, como Processos de Democracia Direta. No Brasil, a Constituição Federal prevê três processos de democracia direta: Lei de Iniciativa Popular, Plebiscito e Referendo. Além desses processo, ainda existem as audiências públicas para debate de temas de interesse da sociedade para subsídio de tomada de decisões.

Alguns problemas com os Processos de Democracia Direta: 

Desde 1988, cerca de 156 projetos de plebiscitos foram apresentados. Apenas um plebiscito ocorreu e um referendo. Em nível Estadual, houve plebiscitos no Acre e no Pará. Não há registros de plebiscitos em nível municipal.

Vinte e três anos após a promulgação da Constituição Federal, a Lei da Ficha Limpa foi apenas o quarto projeto de iniciativa popular a ser aprovado pelo Congresso. O número reduzido é reflexo da falta de participação da população na política, agravada pelo número reduzido de mecanismos que possibilitem que isso ocorra.
Além da Ficha Limpa, vieram da mobilização popular a lei que prevê cassação do mandato do político eleito que comprou votos; a que transformou em crime hediondo as chacinas; e a que instituiu o Fundo Nacional de Habi­­­tação.

A Constituição prevê que o Congresso pode discutir projetos de iniciativa popular desde que eles sejam apresentados com as assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado brasileiro (o equivalente a 1,3 milhão de eleitores), sendo que pelo menos 0,3% do eleitorado de cinco estados deve estar representado.

continua



Municipalismo e Poder Local - reunião 16 10 2015