This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

participabr23set A Plataforma Federal de Participação Social - Link Curto:  http://va.mu/ASsLZ
Reunião do dia 23 de setembro de 2014 - Apresentação da retrospectiva do participa.br no Colegiado da SNAS / SG / PR.

Coloque suas observações aqui! (Não esqueça de se identificar)
==================================================


Juliana - importante depois esclarecer aos consultoresao que é esse espaço de colegiado, nao sei se o Poppi ou alguém da snas já esclareceu. É um espaço de reflexão coletIVA permanente. Toda Terça a equipe se reúne nesse espaço para "afinar os tambores" e discutir com profundidade algum tema nosso ou de fora dessa equipe, com convidados. Sejam bem vindos
Legal, fizemos algumas interações explicando o que seria esse momento


RONALD
xpto - inserido por Fernando William

debates já acontecem nas redes
monitoramento para captar os debates e insatifações e levar pro participa.br


Participa.br e nao .gov.br ....esse é o espirito
Comunidade só existe se tiver governo e sociedade civil
Capacitacao de gestores, ensinando comoutilizar a plataforma 

Libguagem acessível é fundamental para a propagação dessa idEia

usar as ferramentas de monitoramento para a participação social
usar essas técnicas para a democratização do Estado

Seria interessante construirmos um protocolo de açãespera reagir aos alertas estratégicos em prol dos processos participativos ( para avaliarmos)
Grazi - Essa sugestão é ótima, mas precisa de ser desenvolvida junto com a Ascom. Eu chamaria isso de Ascom 2.0, com foco nas redes sociais e não só com foco nos grandes meios de comunicação. Precisa de uma equipe só pra isso e ferramentas pagas de monitoramento. Hoje o Participa.br não conta com ferramentas desse tipo, por exemplo. Tem consultor trabalhando no sentido de desenvolver isso, mas ainda não tem.
Ana- Penso justamente o contrário. Podemos criar um sistema para reagir com esses alertas sim, pois o Monitoramento não tem ligação com Ascom. Infelizmente algumas pessoas confundem demais os conceitos, mas é algo que o mercado vai aprendendo aos poucos ainda. Só é preciso um apoio tecnológico (ou destinação de verba para adquirir software) para que isso possa ser concretizado.
Grazi - acho que depende do que se quer com o monitorameto. Se a ideia é reagir a algo a Ascom precisa andar junto sim, até pq como governo muitas coisas precisam de uma resposta oficial. Se a ideia é monitorar para traçar estratégias e colher dados realmente não precisa anvolver tanto a Ascom. Os dados colhidos com ajuda do software são importantes, mas uma boa estratégia traçada a partir dos dados é essencial, neste sentido que eu acho que a Ascom pode "agregar valor". 
Ana- Ascom é uma coisa. Monitoramento é outra. A análise de dados pode contribuir muito com o trabalho de qualquer área sem necessariamente "andar junto". Mas isso é um desafio que os especialistas de Monitoramento precisam ensinar SEMPRE até o dia que os profissionais de outras áreas consigam aprender e entender o quanto isso fará diferença nas suas respectivas estratégias. Um dia conseguiremos.
Entendo. Me expressei mal, ñ necessariamente Ascom, mas acho positivo que o monitoramento ande junto com alguma estratégia de comunicação. Levando em consideração que estamos falando aqui de participação social, aí eu acho importante ter uma atenção com a parte de comunicação. 


Projeto cívico do governo federal, constantemente modificado e aprimorado. 

Depoimentos - Virgílio contanto a experiência do net mundial
Reuniao que discutiu a governaça global da internet num ambiente multisetorial, junto com o marco civil e o igf brasil


debate sobre salvaguardas técnológicas para garantia do anonimato dos participantes dos processos

Luis Felipe/MPOG - Sugestão: encaminhar reunião entre MPOG/ Secretaria Geral e MCTi para utlização em conjunto de recursos do TI MAIOR(existe uma linha de recursos para esta finalidade) em projetos como o NOOSFERO e ferramentas públicas e livres.