This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

mumblechamada Welcome to Etherpad!

This pad text is synchronized as you type, so that everyone viewing this page sees the same text. This allows you to collaborate seamlessly on documents!

Get involved with Etherpad at http://etherpad.org

Grupo de Trabalho Pirata sobre Reforma Política
 
Reunião inaugural
 
Terça, 20 de outubro de 2015
22:00 hs
 
mumble.partidopirata.org
 
Atenção Piratas!
 
Estamos convidando todos a participar da primeira reunião sobre reforma política em nosso servidordo Mumble.
A idéia é realizar reuniões periódicas para a elaboração de um documento oficial do Partido Pirata com propostas de uma verdadeira reforma.
Participe! Contribua com suas críticas ao atual sistema de representação política, sugestões para melhorias ou apenas seja um espectador se desejar.  



A reunião desta terça-feira tem como objetivo apresentar a iniciativa de discussão sobre a Reforma Política Pirata. Iremos em princípio discutir se devemos iniciar um projeto dessa envergadura do zero, criando uma proposta essencialmente Pirata de reforma política, ou se podemos conhecer e colaborar com as iniciativas já existentes de reforma política já iniciadas por outras Instituições, Associações ou Grupos Ativistas. Se optarmos por fazer parte de uma outra iniciativa, devemos tomar algumas decisões sobre como participar e tornar as propostas em andamento defensáveis pelo Partido Pirata. Se decidirmos elaborar uma proposta essencialmente Pirata, a idéia é criar um cronograma de atividades com temas específicos de discussão e aprofundamento, tais como: Sistemas Eleitorais (majoritário, proporcional, misto), Financiamento Eleitoral, Fidelidade Partidária e Cláusulas de Desempenho, Candidatura Avulsa e Voto Facultativo, Ampliação da Participação Democrática (liquid feedback, consultas por plebiscito, revogação de mandatos e substituição de representantes), Candidaturas Avulsas, e outros temas.
Nesse primeiro encontro, portanto, não discutiremos os temas da reforma política em si, mas nossas alternativas e possibilidades para que essa discussão aconteça dentro de um planejamento realista e que possa ser o mais democrático e participartivo possível. 
Contamos com seu interesse e participação.

https://www.loomio.org/d/fEHhKuBU/reforma-politica