This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

hackerspace-fisl15 Hackerspace no FISL15
07 a 10 de Maio de 2014

Colabore
Sinta-se a vontade para acrescentar informações nesse pad, todas ideias são bem vindas e nenhuma idéia é ruim a ponto de não valer a pena ser compartilhada.
-------------------------------------------------

Atualizações

NOME: Dumont Hackerspace
Proposta do logo: https://drive.google.com/file/d/0B-Kw0_m26dPtSVBCeVpVamVCWVpJMkI1S3F3eDNMLXJzTzNj/edit?usp=sharing
Sugiro tirar o bigode para incluir as hackers fêmeas (e porque eu tb não consigo crescer o bigode) Lucas
Han, desculpa mas o bigode não infere sobre o "gênero" do hackerspace. O bigode e o chapéu são marcas registradas do Santos Dumont a figura homenageada por ter o primeiro projeto "open source" bem documentado e amplamente conhecido e reproduzido de um brasileiro (acho mesmo que seja mundial, mas vão me acusar de bairrista). Além disso a trajetória dele mostra bem o tipo de homem que ele era nesta questão de gênero, foi o primeiro a ser tutor de uma mulher pilotx, diga-se de passagem a PRIMEIRA, Aida D'Acosta rompendo não apenas com o tabu de desenvolver toda uma área nova como também de romper com padrões de gênero.

Proposta da planta do Hackerspace: https://drive.google.com/file/d/0B-Kw0_m26dPtQzFCSG1lZDYtc2RHeVdick04dWYwREJFNHpJ/edit?usp=sharing

Estrutura (praticamente) confirmada:
---------------------------------------------------
TODOs

  1. Chamada   publica para batizar esse hackerspace (itinerante). Lembrando que a   ideia por traz desse hackerspace é ter um caracter nacional, que seja   parte da comunidade de hackerspaces brasileira(mas também não limitada à), podendo estar presente   em diversos eventos e acontecimentos ao redor do brasil, não limitado a   FISL. Quem se responsabiliza por ele são os proprios hackerspaces   nacionais, cabendo ao hackerspace mais proximo que se prontifique à   organização e representação do mesmo.
  2. Colaborar com proposta para descrição do Hackerspace no site do FISL15 (O que é um hackerspace, funcionamento, atividades, ....)
  3. Definir  o que vai na parede lateral branca (alguma adesivagem com chamada para   utilizar o espaço, desmistificação do termo hacker, talvez um verbatim, tambem colar o logo de todos hackerspaces participantes ou apoiadores
  4. Precisamos dos logos de todos hackerspaces que QUEIRAM estar representados (enviar junto com email de contato d@ "representante/ponte de comunicação" do seu hackerspace)

-------------------------------------------------

TAREFA 1 - Nomes para o Hackerspace (Coloque seu voto em algum)
Dumont Hackerspace (Voto de Guilherme e Haoji e Joel )
Landell Hackerspace
Bikeshed Hackerspace (Votos do Ramiro, Dado, )
Brazuca Hackerspace
Gibe moni plox, I report u Hackerspace
Demoiselle Hackerspace (Lucas)
Samba Hackers (Ceci)
42 (Ceci e Wagner Pyter)
Espaço Pirata (Voto de Wagner Pyter)

Esse tipo de coisa deve ser colocado em reunião. Foi consenso na ultima reunião presencial. Guilherme:Não sei se entendi bem qual o problema. Mas ja teve reuniao pra isso. Semana passada.

Dumont Hackerspace recebeu mais votos.

TAREFA 2 - Proposta de Descrição/apresentação do Hackerspace no site do FISL
Hackerspaces são locais criados e mantidos pela comunidade, onde as pessoas podem se encontrar e trabalhar em seus projetos. Durante o FISL estará operando o Dumont Hackerspace que foi idealizado pela comunidade brasileira para existir como um meta hackerspace representando o movimento hacker temporalmente dentro de diversos eventos.

Ele será um espaço autonomo, operado durante o FISL por representantes do Matehackers, Garoa Hacker Club, MariaLab, Tarrafa e Raul Hacker Club. É um espaço de livre acesso na área de exposição, e vamos buscar oferecer a mesma experiência que um autêntico hackerspace pode lhe oferecer.

Saiba mais em sobre hackerspaces em:
    http://hackerspaces.org    
    http://tarrafa.net
    http://www.marialab.com.br
    http://garoa.net.br
    https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Hackerspace_Salvador    
    http://www.weekendtinkers.net/
    http://matehackers.org
    
*Se você faz parte de um hackerspace, deseja ser representado durante o FISL ou gostaria de colaborar, entre em contato pela lista de discusssão: hackerspaces-brasil@googlegroups.com

Quais atividades vão acontecer no espaço? 
- A que você quiser! O espaço é livre para trabalhos, trocas de informações e bate papos, nele estarão frequentando diversos hackers. Nenhum conhecimento prévio é necessário e se você precisar de um guia para saber por onde começar em qualquer área de tecnologia estaremos lá para te ajudar, seja qual for a área, nós hackeamos. Se você não tiver idéia do que quiser aprender ou fazer, nós tambem teremos diversas sugestões.

Horário de funcionamento é o mesmo do evento.

TAREFA 3 - O que colocar na parede banca
Hack.er: uma pessoa que aprecia criar, reparar, melhorar e estudar algo em particular, geralmente relacionado a tecnologias.

TAREFA 4 - Link para os logotipos dos hackerspaces brasileiros que desejam ser representados
Dumont Hackerspace: https://drive.google.com/file/d/0B-Kw0_m26dPtSVBCeVpVamVCWVpJMkI1S3F3eDNMLXJzTzNj/edit?usp=sharing
MariaLab: http://www.lanika.net/marialab.svg
Tarrafa - https://drive.google.com/file/d/0B-Kw0_m26dPtOUltSHdCRnZkeEZBTmNyUVNEVE51VEZuS1JB/edit?usp=sharing
Garoa - https://garoa.net.br/w/index.php?title=Arquivo:Logo_Garoa_Cor.svg&page=1
Matehackers - http://matehackers.org/lib/exe/fetch.php?media=matehackers-logo-oficial-vetor.svg.zip
HackerSpace Salvador - http://hackerspaces.org/wiki/File:Raul-_ Fazer um projeto coletivo Hackerspace Dumont focado em cultura hacker e autonomia;hacker-club-1.svg

------


Queremos montar um hackerspace "foda!" dentro do FISL! Ajude!

Estamos convidando a todos hackers, hackerspaces, makerspaces e interessados para abrirmos um "hackerspace" dentro do FISL15 (2014). Um espaço livre, colaborativo e acolhedor como tem que ser um hackerspace. Sem traços regionais mas localizado temporalmente dentro do evento, organizado, mantido e compartilhado por todos os interessados.

Abrimos o convite especialmente aos espaços já organizados, tanto no Brasil como fora, na expectativa de criarmos uma experiência única, para todos os hackers fora de casa e também para apresentarmos um hackerspace para o público em geral.

Temos que desenvolver um projeto para propor à organização do FISL, e então ver o que conseguimos deles. 

---------------------------------------------------------------

Organização
Para facilitar a organização e integração dos hackerspaces envolvidos, peço as pessoas que estejam dispostas a ajudar na organização antes e durante o evento se identifiquem abaixo com nome/apelido/nick, alguma forma de contato e se esta representando algum Hackerspace ou grupo.

Guilherme Matehackers https://diasporabr.com.br/u/guilhehttps://duckduckgo.com/?t=lm&q=manguehackrmeka - http://matehackers.org - gui2811 em g_m a' i l
Joel Matehackers
Nessa Guedes (MariaLab) - vanessaguedes13@gmail.com - www.marialab.com.br (sim, falta tirar esse .com.br, nós sabemos :p)
Rafael Melero - Haoji (Garoa Hacker Clube) - haoji@member.fsf.org http://garoa.net.br
*Não irei no Fisl* Wagner Pyter - (HackerSpace Salvador) - wagnerpyter@riseup.net  https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Hackerspace_Salvador
Dado Sutter (OHMS, Our Home MakerSpace) dadosutter@esp.puc-rio.br (Não estarei no FISL 2014)
Gomex - (Raul Hacker Clube) - gomex@riseup.net  raulhc.cc


----------------------------------------------------

Infraestrutura:

------------------------------------------------------

Funcionamento:
    Atividades é o participante quem traz, podendo ser apenas interesse em aprender a utilizar alguma das ferramentas disponiveis no espaço, algum projeto, ideia, compartilhamento de conhecimento, ou simplesmente trabalhar em algum hack.
    
Um espaço aberto, com atividades heterogeneas na maior parte do tempo. Quem chega pra conhecer pode usar o espaço exatamente como um hackerspace costuma ser usado. Temos que ter diversas ferramentas e projetos disponiveis. Para facilitar a assimilação das pessoas não familiares com hackerspaces, podemos ter algumas sugestões de atividades como "Aprenda a soldar", "Modelagem e Impressão 3D", "Introdução a arduino", "Introdução à Programação", etc. Eu prefiro essa abordagem ao invés de ter atividades programadas e com turmas fechadas.

Atividades sugeridas?
As atividades de um Hackerspace não são pré-definidas. Não serão organizadas oficinas ou palestras com assuntos fixos em horários fixos. O que teremos é um espaço com ferramentas diversas (as que normalmente compõem um hackerspace) e pessoas diversas com diferentes níveis de conhecimento sobre alguns assuntos, geralmente na área tecnológica. As pessoas participantes do hackerspace aprendem e ensinam juntas. As atividades podem se realizar a partir de algum projeto que seja definido pelas pessoas que estão no local no momento.
Por exemplo, alguém quer aprender a mexer com Arduino, outra pessoa sabe mexer com arduino. Aquela que quer aprender sobre arduino entende de música, e quer montar algum aparelho musical. Os dois pegam um teclado de computador e, usando um arduino e um buzzer, montam um teclado musica. Projeto simples e rápido em que há compartilhamento de conhecimento entre os dois.


---------------------------------------------------

Convidados especiais:
Podemos tentar conseguir trazer algum convidado especial para o evento. Idéias?

Divulgação
O Hackerspace vai ficar na área de livre acesso ao publico geral. Seria interessante algum movimento de divulgação do que vai rolar durante o evento, informando por exemplo como as pessoas que não tem ingresso para o evento podem solicitar cracha de visitante sem custos na entrada (coisa que muita gente nao sabe), ou coisas que vão rolar durante o evento, divulgação informativa sobre movimento hacker/ hackerspaces, etc.

Chamada de trabalhos
Projetos livres (de hardware?) para área de exposição.

Loja
Possibilidade de vender produtos pela loja do FISL