This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

coletadeassinaturas

Trocas

Importante termos algo para trocar com as pessoas para que elas se abram e simpatizem com os piratas. Por ex: no FISL, que ocorreu este ano na PUCRS a adesão ao abaixo assinado para criação do Partido Pirata foi alto, interessante, muito boa após cada palestra realizada. **isso não está muito correto. o fundamental foi o excelente espaço que tivemos na area de comunidades do FISL. acho que as palestras não contribuiram significativamente para a coleta de asinaturas no fisl. digo isso, para ressaltar que no FISL, o principal para coleta de assinaturas é o espaço que temos na area de comunidades. é nesse espaço que temos que ter gente falando com as pessoas, circula muita gente nesse espaço. então, agrego ao espaço excelente, sim, concordo plenamente, o fato de que o conhecimento dos piratas contribuiu para dar confiança às pessoas para que elas assinassem. Eu vi, pessoas chegarem lá e assinarem em fila, por conta do contato com as palestras. Considero 3 coisas: Estar em um espaço físico (o coletivo mostrando que existe fisicamente), Retribuição pelo compartilhamento que ocorreu nas palestras, Confiança por ver que os piratas sabem do que falam e defendem ( autoridade).
Trocas em espaços fisicos tem um poder imenso. Pessoas que recebem algo de valor , no caso as informações das palestras, tem a tendência de estarem dispostas a retribuir. Tem também a tendência de adquirir confiança em quem demonstrar que tem autoridade (conhece, domina,...) sobre o assunto.
Mas não podemos esperar somente pelo FISL para realizar essas trocas. 


Outros produtos que os piratas podem oferecer: 
    hackerspaces itinerantes; 
    oferecer a instalação de softwares livres e/ou cursos para o cidadão saber usar as ferramentas de software livre; 
    pendrives ou dvd´s com material pirata: softwares livres, plataformas, textos, informações; incentivar tambem o uso de redes P2P.
    palestras ou material de conhecimento compartilhado e aberto;
Meios de baixo custo ou custo zero: 
    podcasts;
    videos;
    e-books;
que tratem da cultura livre, da cultura pirata e de como fazer. Produzidos por integrantes do Partido Pirata. Isso da visibilidade e divulga as ideias dos Piratas. Não apenas compartilhar material de terceiros, mas produzir material próprio de formação.


Material de Trabalho 
Material informativo, mostrando como proceder para baixar a ficha, colher assinaturas e envia-las a "sede" mais próxima. É possível baixar, imprimir e coletar, a partir da página do partido, e também, podemos fazer hackear o partido pirata e (hospedar) em várias páginas, criadas para isso, para pulverizar ele. Precisamos realizar também, junto a esta parte do processo, formação pirata, para interessados em ajudar na coleta de assinaturas e que não seja um pirata ou tenha informações sobre o Partido Pirata e a história dele.

Ponto Crítico
Enviar as assinaturas coletadas para onde? No Rio Grande do Sul existe uma caixa postal para onde é possível enviar as fichas. vamos procurar um lugar só, já que tem de enviar, envia uma vez só e para um local só, vamos debater isso no mumble e vamos tentar concentrar estes envios.

Criar campanhas custo zero de produção própria pirata, para viralizar a campanha de assinaturas piratas: criar nas pessoas o desejo de que ela queira que o piratas seja fundado e vá representar ela como partido político. Esta pessoa, se desejar, deve ter facilitado a aquisição no próprio endereço para baixar o material para coletar assinaturas, como uma bandeira pirata, bottons, para, se assim desejar, esta pessoa seja uma representante pirata como uma célula.


SUGESTÕES
Pessoas tendem a se aproximar de uma causa, movimento,... quando podem encontrar e conhecer o coletivo fisicamente. Acho interessante , sempre que possivel, termos representantes em eventos realizados em espaços fisicos, como hackerspaces, casas de cultura,...

Buscar proximidade com os coletivos de desescolarização-não é ensinar em casa- pirateando ou hackeando a educação.

Em Porto Alegre, um espaço que pode ser utilizado pelos piratas é o Pasito. 
Pasito - Gastronomia Consciente & Cultura
Restaurante Vegetariano / Vegano e Café · Cidade Baixa
R. José do Patrocínio, 824, Porto Alegre, RS, Brasil
Tenho contato com algumas pessoas de lá, inclusive o Vagner que foi nosso parceiro na primeira sede do Matehackers e tem vontade de levar atividades de cultura livre para lá.
troca de espaço fisico por atividades culturais.

Em Charqueadas/RS, um simpatizante puxa atividades de cultura livre. Conhece bastante gente na região, seria interessante levar alguma atividade lá.
Dessa forma conquistamos representantes em outras cidades.

Partido Pirata TV - videos tipo "Partido Pirata Convida..."
spots de áudio tb - temos condições de criar pequenos programas com convidados de 15´ com músicos, professores, formadores de opinião, agentes da cidadania. Muito boa ideia. Podemos começar com os prórpios piratas falando sobre o partido.

Convidados compartilham conhecimento.
Exemplo: Produçao musical utilizando software livre, Licenças, Segurança e privacidade

Podem ser debatidos assuntos com movimentos sociais, culturais,educaçao. Abrir espaços para a comunidade poder se expressar.

Partcipando em eventos de hackerspaces :
    Com palestras
    Cobertura da imprensa pirata

Existem materiais estilo zine que são disponibilizados por coletivos, "xerocados" e de baixissimo custo, Tratam de segurança (fisica e virtual) e privacidade para ativistas e imprensa. Vericar a possibilidade de utilizar esses materiais na banquinhas piratas.

Caixinha dos Piratas: no nosso bate-papo do Mumble foi sugerido o uso do https://unlock.fund/pt-BR , que já é utilizado por hackerspaces e outras iniciativas.