This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

cienciaaberta-ago2015 WebEncontro do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta
https://pt.wikiversity.org/wiki/WebEncontro_do_Grupo_de_Trabalho_em_Ci%C3%AAncia_Aberta


Quando: quinta-feira, 27 de agosto de 2015, às 11hs (da manhâ, no horário de Brasilia)

Onde: no serviço Google Hangouts On Air - https://plus.google.com/hangouts/_/event/c50cqngjjik316esvuth7kj4vog?eid=111628682755798265610&hl
(em  caso de problemas para utilizar, ou o hangout tenha atingido sua  capacidade máxima -10 pessoas - estaremos tambem no canal #cienciaaberta  na Freenode: https://kiwiirc.com/client/irc.freenode.org/#cienciaaberta )


Participantes

Essa reuniao possivelmente sera gravada e ficara disponivel publicamente sob CC-BY
de modo que se voce nao quiser sua imagem disponibilizada
NAO adicione seu nome nessa lista. Voce podera participar via texto pelo IRC. (to achando que a participacao fora do hangout seria melhor aqui, integra mais todo mundo)

Devido a limitaçoes do Hangouts, adicione seu nome nessa lista apenas se você tem um topico na pauta
pois vamos guardar um lugar para voce.


Ouvintes

Adicione seu nome nessa lista se voce NAO tiver um topico na pauta
mas pretender participar do encontro.
Existindo assentos disponiveis iremos lhe convidar para se juntar ao video.


Pauta
[Por favor, insira sua sugestão de pauta aqui]

1. Encontro Ciência Aberta 2015

As coisas estao caminhando. Pedidos de financiamento para agencias de formentos estao sendo feitas e um cartaz de divulgação esta quase pronto. Algumas pessoas entraram em contato sobre apresentar trabalhos mas ainda nao editaram a wiki. As palestras de aberturas para os dois dias já estao confirmados. No primeiro dia sera a assessora do ministro da Educaçao para inovação educacional (e.g. metodologia ativa). No segundo dia sera uma mesa redonda sobre o tema entre ciência aberta e educação que tera participaçao do David Cavalho (Universidade do Sul da Bahia), Carmem (professora da USP que está tendo bons resultados com menos aulas expositivas) e Liliande uma ONG relacionada com escolas democráticas. O espaço ja esta reservado no Garoa, o onibus hacker deve se pronunciar mais proximo do prazo e temos a reserva do auditorio do CCSL.

2. Lançamento do Livro

O lançamento foi legal e teve a presença de 20-30 pessoas em São Paulo. No Rio o lançamento foi teve mais presentes em parte pela presença dos alunos da Sarita e colaboradores.

Pergunta: O livro e o material que esta na wiki ou tem algo que nao esteja na wiki?
Resposta: O livro possui varios materiais que nao estao na wiki pois foram enviados diretamente para os editores (Abdo, Sarita, ...). Ainda esta sendo pensado sobre os passos para o projeto.

3. Projeto Ubatuba

Tera um encontro em Outubro. Um aluno da Sarita fez uma catalogaçao dos artigos sobre Ubatuba e a ideia e contactar os pesquisadores para um encontro pois eles ja formaram uma comunidade. Em Ubatuba não existe universidade ou escola tecnica.

Pergunta: O que existe em Ubatuba?
Resposta: Possui a maior reserva (provavelmente a ultima) de Mata Atlantica. Por isso tanta pesquisa.

Devido a essa caracteristica turista e preservaçao ambiental tem varios projetos interessantes.

3. Como engajar mais pessoas?

Abdo: Varias pessoas apareceram para ajudar no evento. Acho que precisamos formalizar um pouco mais os projetos que estao em andamento (e.g. Ubatuba, oficinas da Software Carpentry, Open Lattes, Web Encontros, Manual, ...). Talvez estabelecer algo com ???

ASM: Talvez um secretario para organizar anuncios/boletim semanal como os publicados pela Mozilla Science Lab.

Abdo: Algo interessante seria traduzir os boletins do Mozilla Science Lab. Talvez conseguir parceiros que pudessem disponibilizar pessoas para fazer algumas atividades, talvez alunos.

Raniere: Eu nunca fico sabendo do que esta acontecendo.

Abdo: As coisas que estao acontecendo estao sendo anunciadas na lista.

ASM: Eu sempre so fico sabendo do produto final que é anunciado na lista. Meu envolvimento em outros grupos possuem um maior fluxo de informaçoes.

Abdo: Existe uma lista para o encontro de 2015 pois isso evita spam na lista geral.

ASM: Sinto falta de mais noticias sobre o que esta acontecendo na comunidade brasileira.

Abdo: Essa é uma tarefa para algum aluno de jornalismo cientifico. Talvez falar com o pessoal do LabJor. Mas o blog acaba sendo um espaço para anuncios.

Conclusão: iremos buscar uma pessoa voluntária pra tocar uma Newsltter semanal, ou quinzenal, sobre o que está acontecendo na comunidade local e global. a ideia é partir da tradução da Newslwtter do projeto Mozilla Sciene Lab, que já um bom apanhado do que acontece na comuniddade global, e acrescentar uma sessão com os acontecimentos da comunidade local (se existirem).
Responsável: asm levará esse assunto à lista de emails

4. [Anuncio] OpenCon 2015

O Abdo estara na OpenCon 2015 em bruxela.