This is a read only archive of pad.okfn.org. See the shutdown announcement for details.

(des)estruturaĆ§Ć£o Welcome to Etherpad!

This pad text is synchronized as you type, so that everyone viewing this page sees the same text. This allows you to collaborate seamlessly on documents!

Get involved with Etherpad at http://etherpad.org




(Des)estruturação da rede de ensino


O picolé de chuchu, secretário e a turma de lacraios, continuam o ataque à educação. Dessa vez, depois de  92 dias de greve dos professores estaduais de São Paulo sem nenhuma pauta atendida, o governador Geraldo Ackimin anuncia uma reestruturação do ensino básico na rede. Tal medida fará com que escolas atendam apenas uma etapa de ensino, dessa forma cerca de 3% das escolas serão fechadas. Pois de acordo com a secretaria não há demanda em certas localidades, o que vai contra a pauta de superlotação das salas reinvindicada pelos professores.

A "reestruturação" do ensino público do governo estadual de São Paulo está gerando manifestações dos alunos e professores das escolas.
O posicionamento dos professores e das entidades de classe pode ser visto neste link: http://www.apeoesp.org.br/noticias/manifestacoes-contra-a-bagunca-da-s-e/fechamento-de-escolas-mobiliza-alunos-em-sp/
os professores terão que se deslocar para mais locais de ensino, pois quem leciona para o ensino fundamental e médio na mesma escola, não poderá fazer o mesmo na mesma escola.

A secretaria da educação de São Paulo alega que a "reestruturação" visa a maior qualidade de ensino para cada faixa etária, porém o que acontecerá na prática é o fechamento de escolas, o enxugamento de custos, já pequenos da educação, além da lotação das novas escolas, tudo em nome do custo.

O fechamento de escolas e mudança dos graus de ensino está separando irmãos que estudam na mesma escola, além de criar um distaciamento maior da moradia até a nova escola.
A divisão dos alunos não vai levar em conta a distância percorrida, pois o levantamento não se baseia na moradia do aluno e sim pelo número de matrículas realizadas nas escolas de determinada região.

Assista a um video que demonstra a posição dos alunos sobre essa reestruturação
https://www.youtube.com/watch?v=be6W_UPXbFk&feature=youtu.be


http://f.i.uol.com.br/fotografia/2015/10/06/555908-970x600-1.jpeg