This is a read only archive of pad.okfn.org. See the
shutdown announcement
for details.
gastosabertos
Gastos Abertos: evento do dia 8 de setembro
Contatos
- Open Knowledge Brasil: contato@okfn.org.br
- Gastos Abertos (time - e-mail interno): desafiogoogle@okfn.org.br
- Lista Gastos Abertos (pública): https://groups.google.com/forum/#!forum/gastosabertos
Sites para análise - atividade 1
http://wheredoesmymoneygo.org
http://yourbudgit.com
http://meumunicipio.org.br
http://qedu.org.br
http://dondevanmisimpuestos.es
http://cuidando.org.br
Apresentação dos Grupos
Grupo Jornalistas
Mali:
1:
Série história é importante, ver como gastos são feitos anteriormente. Série histórica, dar jeito de atualizar automaticamente pela inflação para fazer comparações justas.
Dois tipos de visualização mais interessantes: fluxo (do site espanhol), principalmente para série história. Não só se analisa ao longo do tempo, mas quando muda de ano, você vê prioridades se inverterem. Essa noaçãp do que é priprizado ou deixado de lado é importante. Questão do download - download de base de dados, não só fazer um download consolidado. Mas também, na medida que você chega no dado final, conseguir baixar o que você vê. Treemap é visualização interessante para ver o "big picture".
O treemap mais para orçamento atual. Série histórica outra visualização (não se limitar a um apenas). Dar opção para usuário escolher a visualização.
Qedu muito elogiado pelo visual. Mas não consigo imaginar ele pra orçamento. Funciona para comparação de resultados. Alguns dados que consegue georrefereciar, seria interessante fazer isso com a prefeitura. Mas a maioria dos gastos não se consegue colocar no mapa. Salário de professores, por exemplo. Formação de professor etc. Mas alguns gastos, sim.
Questão de planejamento/execução. O mais procurado é execução. ter pelo menos o percentual do planejado, em relação à execução. No caso de enchentes, seria interessante saber o que foi planejado em obras do piscinão, por exemplo, e o que foi executado.
Placa que vemos na rua (com o nome da obra).
Grupo Sociedade Civil 1
Budgit: questão do jogo, atraente. Visual interessante
Não tem informação clara sobre o orçamento do país.
Meu município: positivo. Facilidade no acesso à questão da cidade. Visualização simples, fórmulas para indicadores (acesso ao cálculo). Dados contextualizados Problema: última atualização 2012. Não tem link do orçamento oficial. Não tem quem somos. Não tem orçamento previsto (tem receita e despesa).
Ideias interessantes: visita guiada. Execução e planejamento.
3: queremos todas as visualizações para coisas diferentes.
4: Citaram todos.
Mostrar o caminho da execução orçamentária. Onde parou um convênio (tipo de gasto -- convênio, licitação, gasto direto etc)... etc.
Grupo Sociedade Civil 2
1: Budgit positivo - atrativo visual, coisa mais lúdica (charges). Início fácil (play the game, vídeo, apresentação...). Negativos: nas charges traz uma análise pronta e superficial. Juizo de valor forte. Os datasets estão em PDF.
Meu município: carrega fácil, usabilidade tranquila. Apresentação didática. Glossário interessante. Traz o caminho da receita, muito bom. Negativo: limitação municipal, direitos reservados.
Qedu: solicita cadastro. Faz uma propaganda grande, mas sem cadastro não tem como visualizar. Mesmo com município, interface dificil.
Planejamento e execução orçamentária.
Grupo Governo?
Meus municipios: muito legal para comparar municípios, com visualização agregada. Permite baixar dados individualizados.
Gostaram mais do espanhol. Visualização aprofundada de um município. Mapa é legal. Dá um pouco das duas formas. Compara estados em estados.
Auxílios na visualização se o público for mais leigo. Tabelas para público acadêmico.
Grupo Academia
Meu município gostamos. Não é perfeito, mas forma de visualização de informações e possibilidade de busca (receita e despesa), e com nível nacional, bastante interessante.
Possibilidade de fazer download, interessante. Vários dos sites não tinham essa opção, ou tinham em PDF.
Cruzamentos de dados, visual, é BEM positivo, Qedu.
2: Ter planejamento e execução. De receitas e de despesas. Possibilidade de cruzar as coisas em dois moemntos. Possibilidades de ter dados em série histórica.
3: treemap, infográficos, escolher variáveis para visualizar (filtros), impactando a visualização, não apenas a tabela. Fica fácil de entender, mas ao mesmo tempo você constroi as próprias analises.
4: Download (CSV, XLS), Filtros (informação organizada, mas com possiblidade de filtro).